Sabe quanto vai pagar? Vamos contabilizar esse preço.

Será que todo empresário realmente sabe quanto seus produtos ou serviços custam? Para entender, será necessário detalhar tudo que está agregado, até chegar ao preço final, e entender a diferença entre custos, perdas e despesas.

Quando se faz necessário a tomada de decisão, o conceito de contabilidade de custos precisa estar muito claro, pois o principal objetivo é apurar todos os custos da empresa e principalmente os que estão relacionados à produção ou prestação de serviço. É saber na íntegra quanto custou para a empresa entregar o produto final. Tudo e todos que estiveram envolvidos, até esse produto chegar ao cliente, precisam ser contabilizado.

Colocar no papel, esmiuçar os custos diretos e indiretos, esse é o primeiro passo, saber quanto precisará para a produção do seu produto e questionar se todos os seus custos são realmente necessários para essa produção, se tudo que foi gasto realmente foi necessário, será considerado como custo, caso negativo, o que não for necessário virou uma despesa. Nessa situação a empresa também precisa chegar ao ponto de equilíbrio, que é o ponto onde a empresa não tem nenhum prejuízo, mais também não tem lucro.

A empresa precisa saber a importância desse ponto, porém não ter lucro não é o seu foco. Assim ele começa a entender que quanto mais especificado os custos da empresa for, quanto mais dados ele fornece à contabilidade, e entender que realmente ter um especialista cuidado desses dados, fará com que ele tenha um maior controle sobre seus negócios. Um produto ou serviço incorretamente precificado pode levar ao fechamento da empresa, como acontece constantemente em nosso país. Empresas perdem tudo exatamente por não saberem quanto vão pagar para atender seu cliente.

É válido ressaltar a importância de um profissional qualificado em contabilidade, que entenda a receita que compõe cada preço, que conheça todos os dados e números, podendo assim, auxiliar acompanhando as margens para a empresa poder usar nas negociações com cada cliente.

www.controllerconsulting.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *