Verdades e mitos sobre contabilidade digital

Verdades de uma Contabilidade Digital

É verdade, sim, que a tecnologia digital acelerou o prazo de execução de registros fiscais e contábeis, tornando-os mais fidedignos e acessíveis.

É verdade, sim, que essas tecnologias melhoraram o desempenho dos profissionais e a qualidade das informações contábeis, com repetibilidade confiável e automação de tarefas extensas e monótonas.

É verdade, sim, que a digitalização permitiu melhor e mais rápida padronização de procedimentos, rapidez na análise de dados, alinhamento confiável de relatórios e maior segurança nas conclusões sobre desempenhos de resultados, reduzindo incertezas sobre situações patrimoniais e financeiras.

Mitos de uma Contabilidade Digital

É mito que todos os tipos de empresas e entidades terão, obrigatoriamente, Contabilidade Digital totalmente integrada com a Administração Financeira, Estoques e Comercial. Os custos para manter em seus próprios quadros pelo menos duas pessoas que conheçam Contabilidade, Finanças e toda a parte operacional inviabilizam qualquer pequeno negócio. 


Se os sócios forem operar a Contabilidade Digital, quebram a empresa por não terem tempo para as demais tarefas. Para micros e pequenas empresas, os escritórios contábeis precisarão oferecer à sua clientela uma Contabilidade Digital simplificada e conectada aos demais sistemas e aplicativos utilizados na operação diária da entidade.

É mito que Contabilidade Digital Integrada reduz drasticamente custos. Diminui custos de pessoal não qualificado, de menor valor salarial, mas aumenta custos com mão de obra mais habilitada em sistemas e com dupla necessidade de conhecimentos técnicos mais aprofundados de Administraçãoe Contabilidade. É preciso investimentos contínuos e de alto valor. Em recursos humanos, sistemas e hardware.

FONTE: https://www.contabeis.com.br/artigos/6123/contabilidade-digital-verdades-e-mitos/

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.